top of page


Sloyd Experience no Brasil
Nunca imaginei que veria isso acontecer com tamanha força. E aconteceu. Um sonho, que agora pulsa vivo, entre madeiras, ferramentas manuais, e olhos infantis brilhando de entusiasmo. A pedagogia educacional Sloyd Experience Brasil é uma realidade concreta, vibrante, transformadora ,e teve sua primeira implementação no interior do estado de São Paulo. A sala Sloyd foi implantada no Sítio São Luiz, localizado na Rodovia Homero Severo Lins, KM 521, em Rancharia.
Luis Otavio Cocito de Araujo
23 de out.3 min de leitura


O Resgate dos Ofícios Manuais
Ou será que são eles, os ofícios manuais, que estão nos resgatando? Fazer algo com as próprias mãos é uma necessidade humana. Está em nós desde sempre. Desde os primeiros tempos, usamos as mãos para moldar o mundo: construir, reparar, transformar. Faz parte da nossa essência, mesmo que hoje pareça algo distante.
Gui Siqueira
6 de out.3 min de leitura


Madeira - Caminho do equilíbrio e saúde mental
A frase não é toda de minha autoria, encontrei na internet e adaptei ao meu caso: “Cada projeto concluído é uma vitória contra a ansiedade, um antídoto contra a pressa do mundo moderno, e uma satisfação e orgulho, gratificantes, de saber que eu que fiz.”
Carlos Eduardo Casa Grande
12 de set.3 min de leitura


Escolha e Secagem de Madeira – Diferenças culturais
Às vezes, no meio do trabalho, sinto diferença entre aqui e o Japão. Por exemplo: no Brasil, o lado da tábua que está “saindo” chamam de barriga¹, mas no Japão é o contrário. Nós aprendemos que madeira precisa usar de costa². Se usar de barriga, não aguenta carga. Quer dizer que madeira precisa usar lado curvado (convexo) para cima para aguentar peso. Aqui chamam de barriga para cima; no Japão, de costa para cima.
Morito Ebine
2 de set.2 min de leitura
bottom of page

