Qual é o Aspecto mais importante para a Tornearia Artística?
- Silvio Luz Ferraz

- 21 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de ago.
Na tornearia artística, temos doze aspectos cruciais: Instalações, equipamentos, fixações, ferramentas, madeiras, segurança, técnicas, secagem, imunizações, estabilização, acabamento, design, divulgação, e vendas.
Qual deve ser considerado o mais importante? O Design.
Defino o design, na tornearia artística, como a transformação de qualquer pedaço de madeira, em uma obra de arte.

É óbvio que equipamentos, ferramentas, madeiras, técnicas, e acabamentos, são fundamentais na composição do design, mas a arte deve ser colocada em primeiro lugar, como a produção consciente de obras, formas, ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia, ou para a expressão da subjetividade humana.
O que mais valorizo no design das peças, é o pedaço de madeira a se torneado. Analiso espécie, dimensões, fibras, cores, e elementos naturais, como bordas, nós, casca, buracos de cupins, e todos os aspectos orgânicos que a natureza imprimiu naquele pedaço de madeira. A partir dessa análise, eu faço o design, definindo se vou criar uma peça para a tornearia de forma ou de detalhe.


Quanto à forma das peças, de suas três dimensões, só conseguimos atuar em uma. As outras duas serão sempre círculos, ou elipses (existem dispositivos para tornear elipses). Assim, as curvas que faremos nesta dimensão, definirão a beleza da forma da peça, especialmente as parábolas, que são as curvas mais harmônicas.

É imperioso que se faça peças únicas, para que tenhamos uma obra de arte. Imagine o valor de dois quadros iguais da Monalisa. Seria infinitamente menor do que os US$ 2,5 bi, que ele vale. Repetir o design, significa, invariavelmente, uma produção em escala industrializada. Isso para a arte, é um pecado imperdoável, como me disse um galerista em 2016, quando iniciei. Veja o valor desta peça do Rey Key.
Temos cinco segmentos na Tornearia Artística: A Tornearia da Forma, do Detalhe, dos Segmentados, das Figuras Montadas e a dos Utilitários. Escolha um para seu Hobby e faça belas obras de Arte!


Silvio Luz Ferraz
Silvio Luz Ferraz é engenheiro, iniciou na tornearia artística em 2016.
Esse artigo foi publicado na 3ª edição da Revista da MEGA Feira de Hobbismo



creio que o segmentado não seja mais um tabu concordo plenamente que a maior dificuldade na arte da tornearia seja muito dificil a venda da arte por não ser muito valorizado no nosso pais infelizmente quanto ao restante não seja tão dificil mais encontra-se um pouco de dificuldade